Região
Localizada no Noroeste Português, a região do Alto-Minho, é marcada pela sua heterogeneidade geográfica sendo um espaço de convergência, combinando áreas de montanha, serras, vales e o litoral atlântico, num mosaico paisagístico único em Portugal.
Culturalmente, esta pitoresca região, apresenta um caracter intrínseco ligado aos valores tradicionais e culturais próprios de cada um dos dez concelhos que compõem este espaço territorial: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.
A região é servida por boas infraestruturas logísticas, como o aeroporto do Porto, Vigo e Santiago de Compostela e os portos de Leixões, de Viana do Castelo e Vigo, assim como de importantes acessibilidades, nomeadamente a A3, autoestrada do Minho (Porto - Valença), a A28, autoestrada do Litoral Norte (Porto - Caminha), a A27 (Viana do Castelo - Ponte de Lima) e o IC28 (Ponte de Lima - Ponte da Barca).
Em termos climatéricos, a região impõe características de transição entre climas frios e húmidos do Norte da Europa, e os climas quentes e secos de Africa, ainda que toda a influencia mediterrânea se faça sentir em todo o continente, predominando assim com alguma significância a influencia atlântica. Ultimamente a variação das temperaturas médias anuais variam entre 7,5ºC e os 15ºC devido á influencia reguladora do Atlântico.
À medida que se desloca para o litoral e se avança em altitude é notório o aumento da temperatura. De uma forma geral, os invernos são amenos e os verões são frescos. Em contrapartida a região apresenta taxas de precipitação das mais elevadas da Europa, esta precipitação deve-se à movimentação de massas de ar húmido provenientes do oceano que ao encontrar uma barreira montanhosa logo junto ao mar, provoca a condensação e consequentemente precipitações. As chuvas ao longo do ano são irregulares, concentrando-se entre dezembro e março. No que consta a geadas, na zona costeira são praticamente nulas aumentando consoante o movimento para o interior. Já a insolação, possui valores reduzidos nos invernos e máximos em julho, com um numero de horas de 2.400 por ano de sol descoberto variando da costa para o interior.