Conferencistas

Cristina Montiel

Cristina Molina

Licenciatura em Filosofia e Letras pela universidade de Alicante em 1988.
Mestrado em Geografia pela universidade de Aix-Marseille II em 1989.
Doutoramento em Geografia pela universidade de Alicante 1992.

A Sua tese, intitulada "Origem, evolução e situação atual nas montanhas de utilidade pública em Valência", recebeu a mais alta classificação de "Apto cum laude”.
Prémio Nacional de Publicações Agrícolas, Pescas e Alimentação, concedido pelo Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação, em 1994.
Entre outros prémios recebeu o “Award Complutense Research 2007” prémio que distingue os melhores professores da Universidad Complutense de Madrid.
Leciona atualmente na Universidad Complutense de Madrid cursos de Planejamento e dirige o Grupo de Pesquisa UCM-930329 Geografia, Política Florestal e Socioeconómica.

Dominique Reeb

Dominique Reeb

Dominique Reeb é Team Leader da Equipa de Silvicultura Social da FAO, com sede em Roma, Itália, tem um mestrado em Silvicultura da Universidade de British Columbia, Canadá, e tem mais de 25 anos de experiência de trabalho, principalmente em países em desenvolvimento e em transição.

Nas suas tarefas na FAO desde 2000 em África, Ásia Central, Ásia e Europa adquiriu uma experiência diversificada em gestão
florestal e dos recursos naturais, silvicultura participativa, política florestal e desenvolvimento institucional.

Francisco Castro Rego

 

Francisco Rego1

Licenciatura em Silvicultura pelo Instituto Superior de Agronomia, da Universidade Técnica de Lisboa em 1978
Doutoramento em Forestry and Wildlife and Range Management pela Universidade de Idaho (EUA) em 1986
Professor com Agregação no Instituto Superior de Agronomia, da Universidade Técnica de Lisboa em 1999

A sua carreira desenvolve-se em áreas da biodiversidade em ecossistemas agro-silvo-pastoris, em ecologia da paisagem e em gestão e ecologia do fogo. Exerceu cargos de grande relevo no setor florestal de onde se destaca o cargo de Diretor da Direcção-Geral dos Recursos Florestais, Director da Estação Florestal Nacional Adjunto do Ministro da Agricultura no Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e das Pescas e Director do Conselho de Administração do European Forest Institute.
Atualmente Francisco Castro Rego para além de docente e investigador da Universidade de Lisboa é o presidente da Sociedade de Ciências Florestais, Coordenador Científico do Centro de Ecologia Aplicada Prof. Baeta Neves e Vice-Presidente da International Association of Mediterranean Forests.

Jaime Sales Luis

Sales Luis

Licenciatura em Engenharia Silvícola pela Universidade Técnica de Lisboa em 1977.

Chefe de Brigada de Arborização do Fundo de Fomento Florestal entre 1977 e 1979.
Mestrado em Gestão Florestal pela Oregon State University em 1985.
Doutoramento em Engenharia Florestal pela Univ. Trás-os-Montes e Alto Douro em 1990.
Agregação em Planeamento Florestal pela Univ. Trás-os-Montes e Alto Douro em 2000.

Até 2012, foi Professor do Departamento Florestal da UTAD, onde adquiriu uma longa experiência, nacional e internacional, na docência e na investigação na área da gestão sustentável dos recursos florestais.
Desde 2003, tem participado, em Timor Leste, em projectos de docência, investigação e desenvolvimento dos recursos florestais tropicais.

Mario Tomazello

 

Mario Filho

Licenciatura em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo em 1972.
Mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade de São Paulo em 1975.
Doutoramento em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade de São Paulo (1980)

Atualmente é Professor Titular do Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo participando também como professor convidado em contexto internacional.
Grande experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Recursos Florestais ESALQ/USP (2009 a 2012) e atualmente é Chefe do Departamento de Ciências Florestais - ESALQ/USP.

Stefano Mazzoleni

Stefano Mazzoleni

Licenciatura em Ciências Agrícolas pela University of Napoli “Federico II” em 1983.

Mestrado em Silvicultura pela Michigan State University em 1985.
Doutoramento em ecologia das plantas pela Institute of Terrestrial Ecology and University of Aberdeen em 1992.

Professor de Ecologia Aplicada e Modelamento na Universidade de Nápoles “Federico II” e Diretor Museu de Ciências Agrárias da University of Napoli “Federico II”.