Conferencistas

Arvydas Lebedys

Arvydas_Lebedys

Licenciado em Silvicultura pela Universidade de Lietuvos Žemes Ukio, Lituânia no ano de 1995, tirou em 1998 o MBA, Management Information Systems and Services, na Universidade de Vilviaus, Lituânia.
 
De 1994 a 2002 trabalhou no Centro de Economia Florestal do seu país onde se dedicou a estudos de mercados florestais e madeireiros, a estatística e economia florestal chegando, período de 2000 a 2002, a diretor dessa instituição.

Em 2003 começou a trabalhar na FAO, inicialmente como consultor na área de análise de dados de produtos florestais e, desde Novembro de 2011 é Diretor da Secção Florestal da FAO onde é responsável pela publicação das estatísticas deste departamento nomeadamente os dados anuais sobre produção, importação / exportação e consumo de produtos florestais, estudos sobre a capacidade de produção de papel e celulose e sobre dados de papel recuperados e, a cada cinco anos, o relatório sobre as estatísticas dos recursos florestais.

Cristina Montiel

Cristina Molina

Licenciatura em Filosofia e Letras pela universidade de Alicante em 1988.
Mestrado em Geografia pela universidade de Aix-Marseille II em 1989.
Doutoramento em Geografia pela universidade de Alicante 1992.

A Sua tese, intitulada "Origem, evolução e situação atual nas montanhas de utilidade pública em Valência", recebeu a mais alta classificação de "Apto cum laude”.
Prémio Nacional de Publicações Agrícolas, Pescas e Alimentação, concedido pelo Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação, em 1994.
Entre outros prémios recebeu o “Award Complutense Research 2007” prémio que distingue os melhores professores da Universidad Complutense de Madrid.
Leciona atualmente na Universidad Complutense de Madrid cursos de Planejamento e dirige o Grupo de Pesquisa UCM-930329 Geografia, Política Florestal e Socioeconómica.

Fernando Salinas

F.SALINAS_Jul.2017_a

Licenciatura em Engenharia Silvícola pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa em 1977; Mestrado em “Wildland Resource Science” pela Universidade da Califórnia, Berkeley, EUA em 1988.

Carreira profissional repartida entre 16 anos ao serviço de instituições públicas do setor florestal em Portugal e 24 anos fora do país, dos quais 16 no Serviço Regional para África da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). Atualmente, é técnico superior do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Domínios de trabalho principais na área de florestas:
Em Portugal: silvicultura e fomento florestal (planeamento e monitorização da arborização; boas práticas florestais; adoção de Regulamentos Europeus ligados às medidas florestais na agricultura e às medidas agro-ambientais); Convenção Internacional de Combate à Desertificação e respetivo Anexo para o Norte do Mediterrâneo;
 Em África: planeamento e políticas florestais, gestão descentralizada dos recursos florestais e de áreas protegidas, agro-silvicultura, ensino e extensão, transformação e comercialização de produtos florestais.

Francisco Castro Rego

 

Francisco Rego1

Licenciatura em Silvicultura pelo Instituto Superior de Agronomia, da Universidade Técnica de Lisboa em 1978
Doutoramento em Forestry and Wildlife and Range Management pela Universidade de Idaho (EUA) em 1986
Professor com Agregação no Instituto Superior de Agronomia, da Universidade Técnica de Lisboa em 1999

A sua carreira desenvolve-se em áreas da biodiversidade em ecossistemas agro-silvo-pastoris, em ecologia da paisagem e em gestão e ecologia do fogo. Exerceu cargos de grande relevo no setor florestal de onde se destaca o cargo de Diretor da Direcção-Geral dos Recursos Florestais, Director da Estação Florestal Nacional Adjunto do Ministro da Agricultura no Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e das Pescas e Director do Conselho de Administração do European Forest Institute.
Atualmente Francisco Castro Rego para além de docente e investigador da Universidade de Lisboa é o presidente da Sociedade de Ciências Florestais, Coordenador Científico do Centro de Ecologia Aplicada Prof. Baeta Neves e Vice-Presidente da International Association of Mediterranean Forests.

Jaime Sales Luis

Sales Luis

Licenciatura em Engenharia Silvícola pela Universidade Técnica de Lisboa em 1977.

Chefe de Brigada de Arborização do Fundo de Fomento Florestal entre 1977 e 1979.
Mestrado em Gestão Florestal pela Oregon State University em 1985.
Doutoramento em Engenharia Florestal pela Univ. Trás-os-Montes e Alto Douro em 1990.
Agregação em Planeamento Florestal pela Univ. Trás-os-Montes e Alto Douro em 2000.

Até 2012, foi Professor do Departamento Florestal da UTAD, onde adquiriu uma longa experiência, nacional e internacional, na docência e na investigação na área da gestão sustentável dos recursos florestais.
Desde 2003, tem participado, em Timor Leste, em projectos de docência, investigação e desenvolvimento dos recursos florestais tropicais.

Marina Silva

Marina_Silva

Licenciada em História pela Universidade Federal do Acre, Mariana Silva completou a sua formação com pós-graduações em Teoria Psicanalítica pela Universidade de Brasília e em Psicopedagogia pela Universidade Católica de Brasília. No entanto, foi pela defesa da ética, da valorização dos recursos naturais e do desenvolvimento sustentável que Marina Silva ganhou reconhecimento dentro e fora do país.

Exerceu cargos públicos de vereadora, deputada estadual e senadora tendo estado à frente do Ministério do Meio Ambiente, entre janeiro de 2003 e maio de 2008.

A pós a sua candidatura à Presidência da República em 2014 a sua atividade como ambientalista não diminuiu tendo recebido uma série de prémios internacionais, como o "Champions of the Earth" da Organização das Nações Unidas,  ou o prémio “The Duke of Edinburgh's Award” da WWF, entre outros.

Mario Tomazello

 

Mario Filho

Licenciatura em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo em 1972.
Mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade de São Paulo em 1975.
Doutoramento em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade de São Paulo (1980)

Atualmente é Professor Titular do Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo participando também como professor convidado em contexto internacional.
Grande experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Recursos Florestais ESALQ/USP (2009 a 2012) e atualmente é Chefe do Departamento de Ciências Florestais - ESALQ/USP.

Miguel Bugalho

Miguel Bugalho

Miguel Bugalho é Investigador no Centro de Ecologia Aplicada Prof. Baeta Neves (CEABN), do Instituto Superior de Agronomia (ISA), Universidade de Lisboa. É doutorado em Zoologia pela Universidade de Aberdeen e pelo Macaulay Land Use Research Institute, mestre em Ecologia pela Universidade de Aberdeen no Reino Unido e Engenheiro Florestal, ramo de Gestão de Recursos Naturais, pelo Instituto Superior de Agronomia. Teve experiência de Pós-Doutoramento no Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization (CSIRO) em Camberra, Austrália e na Nicholas School of Environment, Duke University, EUA. Actualmente é Coordenador da Área de Investigação Gestão da Vida Silvestre no CEABN.

Miguel Bugalho é colaborador do Programa Mediterrâneo da World Wide Fund for Nature (WWF), e nesta função tem estudado como é que a gestão florestal pode ser usada com objectivos de conservação da biodiversidade e dos serviços do ecossistema.

Saphia Aggarwal

Saphia Aggarwal

Saphia Aggarwal licenciou-se em Matemática e Física pelo Colgate University, Hamiltonn de Nova York e doutorou-se em Geografia/Território e Recursos Naturais pela Universidade do Hawaii, Honolulu, Hawaii.

Depois de ter passado por em vários projetos profissionais, desde 2011 trabalha como Consultora Independente na área dos direitos da terra e propriedade, governança de recursos naturais, mitigação e adaptação às mudanças climáticas, fortalecimento da sociedade civil, gênero e grupos vulneráveis, e monitorização e avaliação de programas internacionais de desenvolvimento, incluindo programas em áreas afetadas por conflitos.

Stefano Mazzoleni

Stefano Mazzoleni

Licenciatura em Ciências Agrícolas pela University of Napoli “Federico II” em 1983.

Mestrado em Silvicultura pela Michigan State University em 1985.
Doutoramento em ecologia das plantas pela Institute of Terrestrial Ecology and University of Aberdeen em 1992.

Professor de Ecologia Aplicada e Modelamento na Universidade de Nápoles “Federico II” e Diretor Museu de Ciências Agrárias da University of Napoli “Federico II”.